Coisas que os irlandeses nos ensinaram

Cada lugar que passamos aprendemos alguma coisa, isso é um fato! Afinal, cada povo tem sua cultura e, apesar de o mundo estar super globalizado, as culturas permanecem com suas diferenças. Sendo assim, é claro que tendo passado mais de 1 ano vivendo na Irlanda, existem coisas que os irlandeses nos ensinaram.

Aprendemos coisas simples, do dia a dia, mas também aprendemos que a vida pode ser vivida de uma forma diferente do que pensamos no Brasil e isso pode ser muito bom. Então listamos aqui algumas dessas que coisas os irlandeses nos ensinaram e que por mais que a gente um dia vá embora daqui, essas coisas sempre nos acompanharão.

1- Aproveitar os dias sol. Já falamos algo do gênero no post com coisas que aprendemos morando fora, porém os irlandeses nos ensinaram que se o sol apareceu a gente precisa sair e aproveitá-lo. É quase como voltar a ser criança e sair feliz para o parque como se não houvesse amanhã. Essa é uma coisa simples, que muitas vezes não valorizamos, mas são pequenos momentos como esses, de dias ensolarados, que nos trazem felicidade de verdade.

2- Viver a vida mais devagar. Slow down. Para que correr? Os irlandeses são super tranquilos, não é comum ver correria pelas ruas. Para quem viveu a maior parte da vida em grandes centros, como a gente (alô Sampa e Beagá!), isso é algo muito diferente. Mas aprendemos que eles estão certos, para que correr? Perdeu o ônibus? Daqui a pouco passa outro. O sinal fechou? Calma que já vai abrir.

3- Chuva não é motivo para deixar de fazer as coisas. Se você fala para um irlandês que você deixou de fazer algo porque estava chovendo, ele vai fazer cara de interrogação. Ninguém é de açúcar e se você for deixar de fazer as coisas por aqui por causa da chuva, corre o risco de passar um bom tempo sem sair de casa.

4- Nós trabalhamos para viver, não vivemos para trabalhar. No Brasil a cultura de se matar de trabalhar e esquecer de viver é super comum. Muita gente coloca o trabalho na frente de tudo. Por aqui a cena é outra, as pessoas vão trabalhar, cumprem seus deveres, mas deu a hora de ir embora, vão embora. Hora extra é excessão e não regra. Eles valorizam muito o tempo fora do trabalho e acham que a vida precisa ser vivida. A vida vem antes do trabalho.

Coisas que os irlandeses nos ensinaram

5- Tomar chá com leite é o correto e temos dito! Brincadeiras a parte, por aqui é muito comum tomar chá com leite. No início o costume pareceu meio estranho, mas agora achamos comum. Eu, Cynthia, até gosto!

6- Desligar o telefone falando o máximo de bye possível. Bye bye, bye bye bye, bye, bye bye…. Falou um bye só? Você não tem lá muita educação hein?! É engraçado, mas a gente aprendeu e agora acha até legal falar um monte de bye.

7- Ninguém vai morrer se ficar sem comer arroz e feijão todos os dias. A dieta do arroz e feijão é um costume brasileiro, porém por aqui não é nada normal. Aliás o feijão aqui é doce, vejam bem. Mas sabem, é possível viver sem arroz e feijão todo dia, a gente está vivendo muito bem.

8- E por último, mas não menos importante, aprendemos que o povo precisa lutar pelo que quer. Claro que já sabíamos disso, mas vimos isso por aqui e pensamos como seria bom se o povo brasileiro fosse mais ativo. Até esse ano não se pagava água na Irlanda. O governo decidiu passar a comprar e desde então os irlandeses protestam incansavelmente. Por que eles não concordam. Precisamos ser mais assim.

Compartilhe esse post
Últimos Comentários
  • Adorei as dicas e os videos!
    Qual seu emprego na Irlanda, Cynthia? Como melhorou seu ingles, além de ir na escola?
    bjos

  • Que post legal, adorei saber tudo o que aprenderam com os Irlandeses. 🙂

  • Parabéns pelo site e POST.

    Adorei o item 4. Muita gente perde boa parte da vida com trabalho. Sabemos que é importante e necessitamos, porém, não podemos deixar que o trabalho ultrapasse os limites estabelecidos e a carga extra se torne uma constante.

    Lembrete simples e super importante: o dia continua tendo APENAS 24 horas! SAibamos tirar o máximo de proveito dessas horas.

    Grande abraço ao amigo LUCAS.
    Abs, ZANINI

    #saudades
    #vainamala
    #travel

DEIXE UM COMENTÁRIO