Passo a Passo: Como fazer intercâmbio na Irlanda?

O processo para fazer um intercâmbio na Irlanda é relativamente simples. Até o momento em que o estudante chega no país, quase não existe burocracia a ser resolvida em relação ao visto. Como brasileiro não precisa de visto para entrar na Irlanda, o visto de estudante só é solicitado depois que o aluno já está em solo irlandês e com residência fixa.

Mas, apesar de simples, existem vários passos que precisam ser seguidos e esse post pretende ser um guia bem completo de cada passo. Aqui você vai descobrir tudo que precisa fazer, desde antes de sair do Brasil até após sua chegada na Irlanda.

O que você precisa fazer antes de sair do Brasil

Os passos a seguir podem ser resolvidos na ordem de sua preferência.

Passo a passo: Como fazer intercâmbio na IrlandaJuntar 3 mil euros

Uma das regras exigidas pela Irlanda para receber um estudante no país, é que esse estudante possua 3 mil euros. O governo irlandês exige essa quantia como garantia de que o aluno vai conseguir se manter durante todo o período em que estiver estudando.

Mas como levar os 3 mil euros para a Irlanda? Hoje a melhor forma de levar dinheiro para o exterior é com os cartões pré-pagos de viagem. Existem diversos bancos e agências de câmbio que fornecem esse tipo de cartão. É importante pesquisar antes de solicitar o seu para que você encontre as menores taxas, tanto de manutenção, quanto de cambio.

Comprar um curso

Para ter direito a permanecer por 1 ano na Irlanda (a partir do dia 15 de outubro esse tempo passa a ser de 8 meses), o intercambista precisa adquirir um curso de, no mínimo, 25 semanas de duração. Na entrada do país o funcionário da imigração solicita que o estudante apresente a carta que comprova que ele está devidamente matriculado em um curso.

Vale ressaltar aqui a importância de escolher uma escola que esteja totalmente de acordo com a regras do governo, visto que, desde 2014, diversas escolas foram fechadas por não cumprirem as legislações, deixando assim, muitos estudantes desamparadas. Portanto, quando for escolher a escola, pergunte sobre os selos de qualidade, como QQI (Quality and Qualification Ireland), ACELS e HETAC (Higher Education and Training Awards Council).

Comprar Seguro Saúde

Geralmente, nos pacotes de curso, já vem incluso o seguro saúde governamental, que é o mínimo exigido pelo Governo. Porém, não se esqueça de checar quando for fechar seu curso.

O seguro governamental é um seguro simples oferecido pelo próprio governo irlandês, portanto, se você é uma pessoa precavida, pode também comprar um seguro de viagem mais completo e que te garanta maior cobertura, em caso de emergências. Se você estiver fechando o curso com uma agencia e intercâmbio, é possível que eles possuam esse serviço para oferecer. Mas você também pode fechar diretamente com as seguradoras.

passo-a-passo-como-fazer-intercambio-na-irlanda-passagens

Compra das passagens aérea

Apesar desse item ser meio óbvio, vale ser colocado aqui. A passagem deve, obrigatoriamente, ser de ida e volta. O agente da imigração pode solicitar a apresentação da passagem de volta quando você for dar entrada no país.

Acomodação provisória

Esse é o ultimo item da lista de coisas para fazer antes de sair do Brasil. Normalmente as escolas e agencias também oferecem esse serviço. É interessante pegar umas duas semanas de acomodação, para que você tenha tempo para procurar algo definitivo quando chegar no país, já que encontrar acomodação na Irlanda não é das tarefas mais fáceis. As opções de acomodação são: residencias estudantis, hostels e host-family (ou casas de familia). Assim como os itens anteriores, a apresentação do endereço da sua acomodação pode ser solicitado na entrada do país.

O que fazer depois de chegar na Irlanda

passo-a-passo-como-fazer-intercambio-na-irlanda-cheguei

Então você juntou 3 mil euros, comprou seu curso, garantiu sua acomodação, adquiriu seu seguro saúde e está com suas passagens em mãos. Hora de embarcar. O que vai acontecer daqui para a frente?

Passar pela imigração do aeroporto

A primeira coisa que você vai fazer quando colocar os pés em solo irlandês é passar pela imigração. Não existe segredo, é chegar no posto, entregar o passaporte, carta da escola, seguro saúde e o comprovante do local onde vai se hospedar. Responder somente o que te perguntarem e, se eles solicitarem, entregar o restante dos comprovantes, como extrato do cartão com os 3 mil euros e passagem de volta.

Abrir conta no banco

Aqui começa o processo para conseguir o visto de estudante. A primeira coisa a ser feita é abrir uma conta em um banco irlandês. Para fazer isso, o aluno deve ir até sua escola e solicitar uma carta para abertura de conta, a Bank Account Letter. A escola vai enviar essa carta para sua casa pelo correio. Mas por que? Dessa forma você terá seu primeiro comprovante de residência, que é um dos documentos solicitados no banco.

Com a carta em mãos, basta se dirigir até uma agencia bancária (confira na escola se eles já tem acordo com algum banco, geralmente tem!) com passaporte e carta em mãos.

Após abrir a conta é preciso esperar o cartão chegar em casa. Quando receber o cartão, é hora de depositar os 3 mil euros e solicitar um extrato. Esse extrato, chegará na sua casa e será o comprovante de que você tem os 3 mil euros quando for tirar o GNIB.

Obs: Esse processo de abertura de conta pode demorar um pouco, visto que é preciso esperar o cartão chegar, depois esperar mais uns 7 dias para o extrato chegar em casa.

Tirar o GNIB

passo-a-passo-intercambio-irlanda-gnib

Chegamos no passo final, tirar o GNIB, que é o registro na Garda National Immigration Bureau. Antes de ir até a imigração, você precisa solicitar na escola a carta que comprova que você comprou o curso. Eles vão enviar essa carta direto para a imigração.

Então com o extrato do banco em mãos, o certificado do seguro saúde, passaporte, uma cópia da carta da escola e seu cartão de débito você deve se dirigir até a imigração da cidade que você está morando e tirar seu documento. Lá provavelmente você vai pegar uma senha, se for Dublin é bom chegar bem cedo, pois fica lotado e as senhas acabam, esperar sua vez e quando for chamado, vai apresentar a documentação e pagar 300 euros, que é o valor cobrado. Eles colhem as digitais e tiram uma foto para o cartão GNIB, também. Depois de tudo feito, é só aguardar te chamarem, pegar seu GNIB e pronto! Você já tem o visto de estudante.

Agora é só aproveitar o intercâmbio!

Últimos Comentários
  • Que sorte encontrar seu site! Super lindo e cheio de dicas maravilhosas!
    Muito obrigada por compartilhar! Ajudará muito, pois estou me organizando para passar uns tempos em Cork.
    Beijos 🙂

  • Oi, gostaria de saber por que é obrigatório que a passagem seja de ida e volta? Digamos que depois que o curso acabe eu consiga um emprego ou estágio. Eu não poderia continuar lá?

  • Quanto tempo vcs ficaram na irlanda? depois que terminaram o curso de inglês, fizeram outro curso? Conseguiram juntar dinheiro para ir ao canadá? qual o investimento inicial para um intercâmbio na irlanda?

DEIXE UM COMENTÁRIO