Você já descobriu o seu estilo?

O primeiro passo para quem está em busca de um guarda roupa mais funcional e consciente é descobrir qual é o seu estilo. É impossível sair para comprar e comprar certo se não soubermos do que de fato gostamos, o que nos faz sentir bem de verdade. Em um primeiro momento pode parecer uma tarefa simples, afinal é meu estilo, claro que eu sei qual é. Mas quando começamos a olhar os detalhes, prestar atenção no que temos em nossos guarda roupas e o que de fato gostamos, vemos que a tarefa não é lá tão fácil.

Descobrir nosso estilo depende de auto conhecimento e na correria do dia a dia fazemos tudo tão no automático, buscando saídas fáceis e rápidas, que muitas vezes não olhamos de fato para nós, para o que, lá no fundo, realmente desejamos. Pensa bem, você precisa de uma calça jeans, o tempo que você tem para compra-la é na hora do almoço, então você sai, entra em algumas lojas, escolhe algum modelo aceitável, com preço ok e leva. Mas qual modelo você realmente ama? Um skinny, jeans escuro, jeans claro, jeans branco, com lavagem moderna, com aplicações ou com rasgado? Você nem sabe ao certo, mas acaba comprando uma lavagem que nem ama tanto, com umas aplicações que depois você vai descobrir que odeia. Isso acontece com mais frequência que pensamos.

Essa falta de auto conhecimento é o que nos leva a consumir tanto e de forma tão errada. Uma vez que não nos conhecemos, nós acabamos comprando compulsivamente, já que nada nunca combina com nada, e nada é realmente lindo depois que está no armário.

Mas como definir um estilo? Existem alguns estilos que denominamos universais, já que de alguma forma sempre passeamos entre eles. E para começar a ajudar nessa descoberta do seu estilo, hoje eu trouxe os 7 estilos que considero mais comuns. É claro que existem milhares de variações dentro de cada um, mas já é um grande passo se conseguirmos nos encontrar dentro de algum deles. Vamos ver se você se encontra em algum.

1- Romântico

Pessoas que tem o estilo romântico geralmente são delicadas, femininas, doces. Gostam de cores claras, tons pastel, tecidos bordados e rendados, acessórios delicados, brilhos e muitos detalhes. O visual geralmente é composto por saias e vestidos rodados, cintura marcada, decotes princesa, sapatos de bico redondo, estampas florais, enfim, tudo que traduz o romantismo.

Estilo Romântico

2- Sexy

A mulher de estilo sexy é sedutora, poderosa, autoconfiante. Ao contrário da mulher romântica, ela gosta de causar e não tem medo de chamar atenção. Gosta de cores fortes, decotes e fendas, sempre pensados estrategicamente, roupas que modelam o corpo e valorizam o que elas tem de melhor. Também gostam de saltos e acessórios poderosos.

Estilo Sexy

3- Esportivo/Natural

Quem gosta do estilo esportivo é ativo, determinado, expontâneo, comunicativo. Valoriza o conforto e a praticidade, acima de tudo. Usa modelagens mais soltas, sapatos baixos, tênis, não se preocupa tanto na hora de se arrumar ou pelo menos gosta de aparentar que não. Assim como nas roupas, a maquiagem é leve e natural. Os acessórios também são pensados para ser práticos. Não é tão preocupado com moda, mas tem um pitada fashion.

Estilo Esportivo

4- Clássico

Quem gosta do estilo clássico geralmente é discreto, elegante e detalhista. Gosta de roupas atemporais e não é muito ligado a tendências. Usa modelagens clássicas como alfaiataria, cortes retos, peças mais sociais, cores neutras e sem erro. Se usa estampas, geralmente é bem discreta. Nos pés um sapato de salto médio vai bem.

Estilo Clássico

5- Sofisticado

A pessoa que tem estilo sofisticada é exigente, perfeccionista, cuidadosa. Coloca acima de tudo a qualidade, já que gosta de tudo perfeito. As peças precisam ser muito bem costuradas, com acabamento impecável. Tem sempre um ar de sofisticação, ainda que esteja vestido um jeans. Gosta de cores neutras, nudes, tons sobre tons. Investe em acessórios clássicos e valoriza um bom design.

Estilo Sofisticado

6- Criativo/Fashionista

Mulheres que adotam esse estilo são criativas, corajosas, bem humoradas. Acreditam que vestir deve ser divertido e as roupas devem expressar sua personalidade e temperamento. Gostam de acompanhar tendências e não tem medo de errar. Nas roupas misturam modelagens, cores, estampas, texturas. Os acessórios podem ser ousados e divertidos. São pessoas que transpiram moda.

Estilo Fashionista

7- Contemporâneo

Pessoas de estilo contemporâneo são criativas, intensas e ousadas. Gostam de peças expressivas, texturas, contrastes. Apesar de não serem muito coloridas, quando gostam de alguma cor investem e não tem medo de contrastes. O look de uma pessoa contemporânea junta estética, informação e conteúdo. Elas estão sempre por dentro de todas as tendências, não só de moda, mas de comportamento e tecnologias. São elegantes, porém modernas!

Estilo Contemporâneo

Reparem que eu descrevi cada estilo com um pouco da personalidade das pessoas que os escolhem. Isso faz total sentido não é mesmo? Afinal nos vestimos para imprimir quem somos. Mas é importante ressaltar que raramente uma pessoa se encontra em apenas um estilo, nós somos a mistura de alguns deles, sendo que um geralmente se sobressai aos outros.

Nesse final de semana eu comecei a fazer um diagnóstico do meu estilo e acabei me encontrando dentro do Esportivo/Natural, mas com uma passagem pelo contemporâneo. Vou falar mais sobre como fiz esse diagnóstico em um próximo post. Por enquanto vão pensando em qual estilo vocês mais se identificam.

Compartilhe esse post
Últimos Comentários
  • Com certeza é esportivo/natural e diria básico também.
    Beijos!

    http://www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

  • Cynthia, amei o post, já estou pensando em “quais” sao os meus estilos dentro dessa pessoa inconstante… hahah
    Adorei a nova perspectiva do Blog, Parabens!!
    ; **

  • Tive que correr aqui pra ver se eu realmente me identificava com algo. Fiz um painel no pinterest e tô colocando tudo que eu acho bonito, pra depois olhar e ver o que prevalesce. De todo modo, lendo esse post, acho que sou mais para esportivo/Natural. Fiz um ‘confere’ em tudo e tanto a personalidade quanto o jeito de me vestir encaixa melhor nesse aí. ahaha

    obrigada pelo help, já sei pra onde partir…
    Bjus ci!

  • O meu depende do meu humor, do meu momento. Prefiro não definir. Até porque, gosto muito de misturar os estilos também. Hehehe.
    Mas adorei o post. Beijos!

DEIXE UM COMENTÁRIO