Siiim, estou morando no Canadá!

Acredito que nessa altura do campeonato vocês já devem estar sabendo que estou no Canadá né?! Afinal, apesar de ter literalmente abandonado esse blog eu estou super presente nas outras redes sociais contando todas as novidades. Como bons leitores que vocês são, claro que vocês me seguem em outros lugares certo?! Brincadeiras a parte, sim, estou mesmo no Canadá! Para muita gente isso deve ter soado super repentino, já que até outro dia eu ainda estava contando causos sobre nossa curta vida nômade digital.

Mas a verdade é que tudo foi muito bem planejado e não tem nada de repentino, o que aconteceu foi que tomamos a decisão de só contar para todo mundo sobre isso quando tudo estivesse 100% certo, ou seja, tudo se consolidou quando liberei o vídeo contando a novidade no canal. Porém, desde que voltamos pro Brasil começamos a nos organizar, na verdade indiretamente antes disso já estávamos nos organizando, já que comecei a estudar para o IELTS quando ainda estava na Espanha. E por falar no IELTS, lembram desse post? Na época falei que precisava de uma nota, mas não especifiquei para o que, agora vocês sabem.

E foi lá com essa prova que toda a saga começou. Marquei o IELTS para janeiro, como tirei a nota de primeira, em fevereiro já estávamos correndo atrás de Colleges em Toronto para eu me candidatar. Depois de muitas pesquisas acabei decidindo aplicar para o Humber College, primeiro porque lá tem o curso que mais me agradou, e segundo porque ele é bem conceituado por aqui. Apliquei em meados de fevereiro e depois de um longo mês de ansiedade recebi um email positivo dizendo que tinha sido aceita. YEYYYYY. Vocês conseguem imaginar a felicidade? Porque quando falo de ansiedade, é literalmente, tive crises de ansiedade durante esse início de processo. Mas esse tema é tão longo que vou deixar para um próximo post.

Com a carta de aceitação em mãos era hora de aplicar para os vistos. Aqui no Canadá funciona assim: se você vai estudar em um curso de tempo integral e em uma instituição credenciada pelo governo, o cônjuge tem direito a solicitar o visto de trabalho. Assim, contratamos uma agência, juntamos toda a papelada, documentos traduzidos e afins e demos entrada no nosso processo. Isso foi dia 20 de abril e daí em diante foram longas e longas semanas de mais ansiedade. O pedido dos exames médicos vieram no dia 18 de maio, isso já significava que nosso processo estava praticamente aprovado. Mas como nada pode ser muito tranquilo, apesar de termos feito os exames o mais rápido possível, a resposta final, com o pedido dos passaportes foi chegar só em Julho. Calculem aí a agonia… mas essa demora toda foi porque o consulado estava com muito processo, então demorou pra todo mundo nessa época.

Com o pedido dos passaportes já corremos para comprar as passagens e alugar um lugar temporário por aqui em Toronto. Mais uma vez alugamos pelo Airbnb e deu tudo certo. Chegamos em Toronto no dia 26 de julho e desde então já resolvemos as primeiras burocracias como abrir conta no banco, conseguir uma conta de celular e alugar um apartamento. Além disso tivemos tempo para explorar um pouco a cidade e vocês já podem ir conferindo tudo através dos vídeos que já postei no canal.



Bom, acho que é isso né?! Como vocês viram foi tudo muito bem planejado e demorou bastante para o processo completo se finalizar. Agora que já estou aqui vocês podem esperar muita coisa legal sobre o Canadá e Toronto e, claro, podem deixar sugestões aí do que vocês gostaria de ver por aqui.

Compartilhe esse post
Últimos Comentários
  • Oi Cynthia eu gostaria de umas duvidas com vocÊ pois estou planejando fazer o mesmo que você sou formada em turismo e estou estudando para o ielts e quero fazer uma pós ou uma graduação no canada, morei um ano na irlanda e voltei recentemente estou num momento de pesquisa e achei o seu site. queria saber como foi o processo para se aplicar a universidade no canada o visto, e a questão do visto de trabalho para o seu marido porque o meu marido também vai comigo, e finalmente como vocês fizeram para alugar apartamento porque na irlanda nós (eu e meu marido) não conseguimos, se você puder nos ajudar eu agradeço muito.beijos!

  • Oi Cynthia!
    Adorei seu blog! Tenho muita vontade ser nômade digital, você poderia contar mais detalhes de como foi sua experiência? Qual foi exatamente seu trabalho? Como conseguia clientes/freelas?
    Sobre sua faculdade no Canadá, é paga mensalmente ou a taxa deve ser paga à vista?
    Se você puder responder minhas dúvidas ficarei muito feliz!!
    Tenha uma ótima semana!

  • Boa tarde, Cynthia,
    Tudo BEM?
    ESTOU INDO PARA VANCOUVER EM ABRIL AGORA. IREI ESTUDAR INGLÊS E TENHO PLANOS DE FICAR 1 ANO.
    VOCÊ PODERIA DAR DICAS DE COMO ARRUMAR A MALA. QUAIS OS TIPOS E QUANTIDADES DE ROUPAS E CALÇADOS?
    OBRIGADA

DEIXE UM COMENTÁRIO